
Veja nossas 10 dicas para comprar casa na planta e suas vantagens:
5. Confira o memorial descritivo
O memorial descritivo é um documento oficial e obrigatório que a construtora deve ter em mãos antes de iniciar a construção do imóvel.
Ele reúne todos os detalhes sobre a realização da obra, tais como:
os tipos de materiais que serão utilizados;
a descrição das áreas sociais e privativas;
as etapas da obra;
o prazo de entrega;
o comprovante de propriedade do terreno;
a autorização da prefeitura para a construção;
e todas as informações que comprovam a regularidade do empreendimento a ser construído.
Mesmo antes de comprar a casa, você pode solicitar o memorial descritivo para a construtora. Dessa forma, terá certeza de que está lidando com uma construtora fidedigna.
6. Leia o contrato e cláusulas propostas
O contrato de compra e venda é o documento que oficializa o negócio realizado entre a pessoa que compra o imóvel e a construtora. Após assinatura, o cumprimento de suas cláusulas é obrigatório, por isso, é imprescindível a leitura com atenção de todo contrato.
Busque analisar todas as condições presentes em cada cláusula proposta. Se surgirem termos muito complexos ou jurídicos, vale a consulta a um advogado.
Além disso, não deixe de conferir o prazo de entrega e carência da casa, assim como possíveis taxas de pagamentos.
7. Peça toda a documentação do empreendimento
Ter um um imóvel significa também dispor de documentos que comprovem a posse, ou seja, que confirmem que você é o proprietário daquele bem.
Solicitar toda a documentação do empreendimento para a construtora também auxilia você a confirmar se está tudo certo com aquele imóvel e se não existem dívidas pendentes, por exemplo.
Abaixo relacionamos os principais documentos que você deve solicitar a construtora quando comprar uma casa na planta ou até mesmo já pronto para morar:
Matrícula atualizada do imóvel;
Certidão de IPTU;
Cópia do CNPJ da construtora e do condomínio;
Certidões negativas (executivos fiscais, municipais e regionais; falência e concordata);
e o Habite-se na entrega do apartamento.
8. Participe da convenção de condomínio
A convenção de condomínio é um documento que estipula as principais regras para o funcionamento do condomínio. Ela acontece próximo à entrega do imóvel e, para que o documento seja aprovado, é preciso que parte dos proprietários estejam de acordo.
9. Entenda custo-benefício dos prazos
Um dos principais motivos que leva alguém a optar pela compra de uma casa ainda na planta é o valor mais atrativo, isso porque em média o imóvel costuma ser de 20% a 25% mais barato que aqueles prontos para morar.
Contudo, um ponto de atenção é a forma de pagamento desse valor: se não for à vista, por exemplo, o valor inicial sofre uma correção até a entrega do imóvel, pois é levado em consideração o INPC (Índice de Preços ao Consumidor).
Assim, o ideal caso você opte pelo parcelamento ou até financiamento do empreendimento, é realizar uma simulação para ter uma ideia do valor final que pagará pelo mesmo. E aí entender se está dentro do seu orçamento e expectativas.
Busque analisar:
a quantidade de parcelas;
o valor de cada parcela;
o percentual a ser pago como entrada;
e as taxas de juros.
10. Escolha a melhor construtora
A escolha de uma boa construtora é um fator decisivo para quem quer comprar casa na planta com segurança.
Por isso, é importante que você verifique as informações legais sobre a construtora, quais os outros imóveis entregues por ela, além de avaliar a reputação da empresa perante aos clientes que já compraram casa anteriormente.
Tire todas as suas dúvidas com o corretor de imóveis e certifique-se de que todos os documentos apresentados são, de fato, verdadeiros.