
O que é a carta de crédito:
Normalmente, ao falar em carta de crédito o que vem em mente são os consórcios. Porém, ela também faz parte do processo de compra de um imóvel a partir de um empréstimo. Ou seja, também está relacionada com o financiamento imobiliário.
Trata-se de uma garantia de que você possui um valor específico para comprar um imóvel. Ela é emitida pelo banco após a análise de crédito. Neste caso, o dinheiro é disponibilizado apenas para a transação imobiliária. Outro detalhe é que a unidade financiada deve estar pronta e com o Habite-se. Ou seja, não é concedida para imóveis na planta.
Como ela funciona:
Assim como citado anteriormente, a emissão da carta é efetuada pela instituição financeira. Funciona assim: você faz a solicitação, passa por uma análise de crédito pessoal e, se aprovado, obtém o montante requerido. Para isso, você precisa corresponder aos seguintes requisitos:
1)ser maior de 18 anos;
2)ter, pelo menos, 20% do valor total da casa ou apartamento para dar de entrada;
3)e possuir uma renda mínima de R$ 2.500,00.
O valor de entrada é uma medida de segurança padrão entre os bancos que realizam transações deste porte. Já a renda mínima pode ser acrescida dos ganhos de um familiar (1 pessoa).
Quanto ao financiamento em si, o valor mínimo é de R$ 80 mil e o prazo máximo é de 420 meses (35 anos). Você pode conferir essas informações durante a simulação de crédito. Vale ressaltar que este documento tem validade de 3 meses, por isso, o recomendado é solicitar a carta de crédito quando já tiver escolhido a propriedade.
Como solicitar uma carta de crédito:
Para fazer a sua simulação e solicitar sua carta de crédito, bastam algumas informações cadastrais, como nome, data de nascimento, CPF e e-mail. Depois, é preciso informar o montante desejado e o prazo em que deseja pagar.
Há opções diferentes de financiamento, e você pode escolher a que mais se adequa ao seu perfil e renda disponível. O processo pode ser feito no site e, se preferir, a nossa equipe especializada pode te ajudar. Basta entrar em contato em um dos nossos canais de atendimento.
Dicas para conseguir crédito:
Se financiar um imóvel faz parte do seu planejamento, é interessante se preparar com antecedência para obter o empréstimo, e isso envolve mais do que guardar o dinheiro da entrada. É necessário estar apto para conseguir o crédito desejado. Sendo assim, as dicas a seguir podem te ajudar.
Organize suas dívidas:
Ter muitas contas em aberto no nome pode te atrapalhar a ser aprovado. Além disso, atrasar no pagamento não só dificulta a sua vida financeira como diminui o seu score. Por isso, evite fazer muitas dívidas por vez e procure mantê-las sempre em dia.
Tenha um bom score:
O score de crédito nada mais é do que uma pontuação destinada a todo consumidor e é usada pelas instituições financeiras como base para a análise de crédito. Compras, movimentações bancárias e pendências financeiras no seu nome são alguns dos dados usados para medir essa pontuação.
Segundo o Serasa, para que a pontuação seja considerada positiva, ela deve ser acima de 501. Por isso, é essencial ter um bom score.
Cuidado com as análises:
Pesquisar as condições de pagamento disponíveis no mercado é a maneira mais indicada para escolher entre as instituições. Além disso, uma forma objetiva de realizar a comparação é por meio do CET (Custo Efetivo Total), que deve ser disponibilizado pelo próprio banco.