
Caderno nº 02
Orientações para vender seu imóvel mais rápido e com segurança.
1 – Documentação.
A base para um boa venda é a documentação, essencial que você, na condição de proprietário, tenha toda a documentação em dia, sem pendências ou inadimplências. É fato que muitas vendas são desfeitas ou até mesmo nem iniciadas pela simples ocorrência de existirem pendências ou problemas na documentação. Essa regra é válida para, não somente os documentos do imóvel, mas também os documentos do proprietário- vendedor!
Tenha em mente que ter o bem imóvel com impostos e taxas em dia, os aumentos de áreas construídas devidamente registrados no assento imobiliário, certidão atualizada do imóvel, negativas de débitos de IPTU e condomínio, além de diversos documentos pessoais, são essenciais para concretizar a venda. Lembre-se de garantir que toda a documentação esteja em dia se existirem pendências procure resolver antes de iniciar as tratativas de venda.
Por outro lado a documentação do vendedor também faz a diferença. Ressaltamos que mesmo não sendo obrigatória a apresentação das certidões pessoais negativas dos vendedores, normalmente são exigidas a apresentação das mesmas.
Desta forma, os vendedores deverão apresentar além dos documentos do imóvel, ainda as seguintes certidões:
1-Certidão da Justiça do Trabalho;
2-Certidão dos Cartórios de Protesto;
3-Certidão dos Distribuidores Cíveis;
4-Certidão de Executivos Fiscais
5-Municipal e Estadual;
6-Certidão da Justiça Federal;
7-Certidão da Justiça Criminal.
Daí decorre a importância dos documentos dos vendedores estarem em regular estado e sem pendências, principalmente as de origem executiva e fiscal.
Em breve nova publicação, dando continuidade no tema acima.